sábado, 16 de julho de 2016

História da Congregação Presbiteriana de José de Freitas


Início do trabalho (De 1997 a 1998)

O trabalho presbiteriano teve início na cidade de José de Freitas-PI em meados de 1997, por meio do trabalho do na época Rev. Alexis e da sua esposa missionária Solange, com o apoio da Junta de Missões Nacionais da Igreja Presbiteriana do Brasil. 

Eles alugaram dois salões na Rua Cândido Cunha, 307, Centro, para os trabalhos de aconselhamento e pregação, iniciaram um programa de rádio, com mensagens prontas da Editora Luz para o Caminho, e começaram a fazer visitas evangelísticas, onde levavam a Palavra e também assistência social.

Esses irmãos foram sucedidos pelo casal de missionários Manoel Messias da Cruz Compasso e Denise Nunes Leite Compasso, que chegaram em José de Freitas no dia 7 de janeiro de 1998. Eles trabalharam fazendo diariamente visitas evangelísticas e estudos bíblicos nos lares, estudos no Catecismo Maior de Westminster às quartas-feiras, Escola Bíblica Dominical, com classes para crianças e adultos, aos domingos de manhã, e cultos com pregação da Palavra aos domingos à noite.

O resultado desse trabalho foi que, no dia 24 de dezembro de 1998, em um culto de ação de graças, a irmã Maria de Nazaré foi batizada juntamente com seus cinco filhos, e assim foram recebidos como membros os primeiros presbiterianos de José de Freitas.
Missionário Manoel Compasso, em 1998
Missionária Denise (a segunda da direita para a esquerda) com irmãos de José de Freitas, em 1998
Consolidação e crescimento (De 1999 a 2008)

Os missionários Manoel Compasso e Denise Compasso foram sucedidos pelo missionário Clodoaldo Albuquerque Brunet, que chegou em José de Freitas no dia 2 de janeiro de 1999, juntamente com sua esposa Francivalda Bandeira de Sousa Brunet. O Miss. Clodoaldo permaneceu em José de Freitas por dez anos.
Missionário Clodoaldo com sua esposa Francivalda, em 1999
Durante os seis primeiros anos do trabalho do Miss. Clodoaldo, graças a uma evangelização intensa e ao programa de rádio Jesus Companheiro, apresentado pelo próprio Miss. Clodoaldo na Rádio Livramento, nove famílias foram recebidas por meio do batismo, ocasionando um grande crescimento no número de presbiterianos freitenses.
Culto no salão da Rua Cândido Cunha, 307
No dia 9 de janeiro de 2005, o Miss. Clodoaldo foi ordenado ao Sagrado Ministério pelo Presbitério Norte do Piauí e começou nesse ano o curso de teologia no Seminário Teológico do Nordeste, em Teresina-PI. Nessa mesma época, o Campo de José de Freitas passou da Junta de Missões Nacionais para o Presbitério Norte do Piauí. 

A partir de então, começou-se uma campanha para a compra de um terreno e a construção de um prédio próprio para as reuniões da igreja. Como parte da campanha foi produzido um CD com músicas cristãs conhecidas, tocadas e cantadas por Francivalda, esposa do então Rev. Clodoaldo, que é formada em música, e pela irmã Maria Luiza, ex-cantora em serestas e na Igreja Católica.

O terreno foi comprado em 2005, na Rua José Lages, 369, Centro, e assim iniciou-se a construção. Depois de alguns anos de intenso trabalho, o salão de cultos e a casa pastoral foram concluídos, sendo inaugurados no dia 22 de novembro de 2007, em um culto de ação de graças. Nessa época, o Campo de José de Freitas passou a ser uma Congregação.
Inauguração do salão de cultos da Rua José Lages, 369, em 2007
Inauguração do salão de cultos da Rua José Lages, 369, em 2007
Rev. Clodoaldo na inauguração, em 2007
Também nesse período, duas famílias foram excluídas da Congregação. Mas em compensação, três novas famílias foram recebidas.

No final de 2008, o Rev. Clodoaldo concluiu seu curso de teologia no Seminário Teológico do Nordeste. Logo depois, retornou para a Paraíba, sua terra natal, passando a pastorear a Congregação Presbiteriana de Sousa, em Cajazeiras-PB. Infelizmente, no dia 9 de março de 2016, o Rev. Clodoaldo partiu para estar com Cristo, vítima de uma parada cardiorrespiratória, mas não sem deixar um importante legado tanto em José de Freitas quanto em Cajazeiras.

Transições (De 2009 a 2011)

Em 2009, a Congregação Presbiteriana de José de Freitas deixou de ser uma congregação presbiterial do Presbitério Norte do Piauí e passou para os cuidados da Igreja Presbiteriana da Piçarra, em Teresina-PI.

O seminarista Genilson sucedeu o Rev. Clodoaldo no trabalho da Congregação. Ele ficou menos de um ano e logo foi sucedido pelo na época Rev. Augusto Eneas Gouveia de Sousa.
Sem. Genilson (de vermelho) em café da manhã com irmãos da Congregação, em 2009
O Rev. Augusto permaneceu em José de Freitas até o final de 2011. No seu tempo foram realizadas importantes reformas na estrutura física da Congregação e da casa pastoral: o muro da igreja foi aumentado, a segurança da casa pastoral foi reforçada e uma garagem coberta foi construída. Nesse período, em 2010, iniciou-se o evento SAFamília no formato atual: um evento realizado com o auxílio da SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina), cujo objetivo é reunir as famílias de várias igrejas para um momento de lazer e de aprendizado da Palavra de Deus. Ainda no tempo do Rev. Augusto, houve a transferência de dois membros para outra igreja, mas também dois novos membros foram recebidos na Congregação por meio do batismo.
Irmãos de José de Freitas em 2010. Rev. Augusto de azul à frente e à esquerda
1º SAFamília, em 2010
Com a saída do Rev. Augusto, no final de 2011, a Congregação foi por um breve período pastoreada mais diretamente pelo Rev. Renato Morais Sousa, pastor efetivo da Igreja Presbiteriana da Piçarra, que ia a José de Freitas nos domingos de manhã. Nesse período, duas famílias da Congregação mudaram-se de cidade e foram transferidas para outras igrejas.

O presente (De 2012 até hoje)

O seminarista André Aloísio Oliveira da Silva, do Seminário Teológico do Nordeste, pregou na Congregação Presbiteriana de José de Freitas pela primeira vez no dia 22 de janeiro de 2012 e, a partir do dia 3 de fevereiro desse mesmo ano, passou a viajar para José de Freitas toda sexta-feira para fazer os trabalhos da Congregação no final de semana, acompanhado de sua esposa Jacilene Santos da Silva Oliveira. Ele permaneceu na Congregação como seminarista por três anos, até o final de 2014.
Irmãos de José de Freitas em 2012. Sem. André Aloísio de azul ao fundo e à esquerda, com sua esposa Jacilene
Irmãos de José de Freitas em 2013
Além das atividades normais da Congregação, como a Reunião de Oração e Doutrina na sexta-feira à noite, a Escola Dominical no domingo de manhã e o Culto Solene no domingo à noite, foram também feitos almoços de confraternização, reuniões de crianças, jovens, mulheres e homens, encontros de casais, vigílias de oração, evangelização de casa em casa e no hospital, estudos evangelísticos nos lares, cultos nos lares e em interiores, classes de catecúmenos, classes para liderança, alfabetização de crianças e adultos através do programa AEI (Alfabetização e Evangelização Internacional) e gincanas bíblicas.
Culto no interior da Felicidade, em 2013
Alguns eventos importantes realizados nesse período foram o SAFamília, que continuou sendo realizado todos os anos, o Pé na Estrada, um evento evangelístico feito por seminaristas no ano de 2012, o Fé em Ação, uma ação social organizada pela UMP (União de Mocidade Presbiteriana) do Presbitério Norte do Piauí, em 2013, e um trabalho evangelístico da SAF do Presbitério Norte do Piauí, em 2014.
Pé na Estrada, em 2012
5º SAFamília, em 2014
Obras de reforma também foram realizadas. O prédio da Congregação foi reformado no final de 2013, colocando-se forro nas salas de aula e mudando-se a pintura interna e externa e a fachada do local de culto. A casa pastoral foi reformada em 2014, colocando-se forro em um quarto e mudando-se a pintura interna. 
Nova fachada do prédio da Congregação, em 2013
No dia 4 de janeiro de 2015, após concluir o curso do Seminário, o seminarista André Aloísio foi ordenado ao Sagrado Ministério pelo Presbitério Norte do Piauí e passou a morar definitivamente na cidade de José de Freitas. 

Desde então, além de continuar as atividades mencionadas anteriormente, a Congregação passou a investir nos meios de comunicação para a propagação do evangelho: passou-se a publicar um Boletim Dominical, iniciou-se o programa de rádio Mensagem de Salvação na Rádio Cidadania, apresentado pelo agora Rev. André Aloísio, criou-se este site, onde é disponibilizado virtualmente todo o conteúdo produzido no contexto da Congregação, e criou-se um canal no YouTube.
Reunião de Jovens, em 2016
Obras de reforma foram realizadas nesse período. Colocou-se piso no local de culto no final de 2016, e colocou-se forro em todos os cômodos da casa pastoral no início de 2018. Equipamentos também foram adquiridos, como seis ventiladores para o local de culto, um projetor e um microfone de mesa. 

A Congregação também procurou uma unidade maior com outras igrejas genuinamente evangélicas, especialmente com aquelas mais diretamente herdeiras da Reforma Protestante, e alguns eventos interdenominacionais foram realizados. O Rev. André Aloísio também buscou uma comunhão maior entre as lideranças evangélicas da cidade.
Evento 12 Horas, em parceria com a Igreja Luterana e a Primeira Igreja Batista, ambas de José de Freitas, em 2016
Como resultado de todo esse trabalho, apesar da exclusão de dez membros e transferência de um para outra igreja, dezessete novos membros foram recebidos na Congregação nesse período, além de cinco membros não-comungantes que professaram a fé. E assim a Congregação Presbiteriana de José de Freitas continua a sua peregrinação neste mundo, com a importante e difícil missão de proclamar o evangelho de Deus numa cidade dominada e cegada pela idolatria, na esperança de que um dia toda “a terra se encherá do conhecimento da glória do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Hc 2.14).
Irmãos de José de Freitas em 2016
Irmãos de José de Freitas e da Igreja Presbiteriana da Piçarra em 2018
 

Teologia e Vida © Revolution Two Church theme by Brian Gardner
Converted into Blogger Template by Bloganol and modified by Filipe Melo